PRESIDENTA DILMA ANUNCIA CRIAÇÃO DE VARIAS UNIVERSIDADES FEDERAIS INCLUSIVE UMA COM SEDE EM ITABUNA.

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (16), no Palácio do Planalto, a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários. As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o campus Marabá, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Bahia ganha duas instituições: a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, onde atualmente funciona o campus Barreiras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que terá sede em Itabuna, e campus nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Novos campi - A Universidade Federal do Ceará transfere três de seus campi para a Universidade Federal da Região do Cariri: campi Cariri, Barbalha e Crato; a Universidade Federal do Pará transfere para a Unifesspa o campus Marabá; e a Universidade Federal da Bahia transfere o campus Barreiras para a Ufoba. No conjunto, as quatro novas universidades federais terão 17 campi, dos quais 12 serão criados.

Até o final de 2012, segundo o Ministério da Educação (MEC), o governo federal deverá concluir a implantação de outras 20 unidades, distribuídas entre 12 universidades federais localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, atendendo 20 municípios de oito estados.

0 comentários:

Postar um comentário