Polícia Federal apura fraude no SUS em clínicas de Ilhéus

Ilhéus - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem, a Operação SUSto para apurar a prática de cobrança ilegal a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Ilhéus (a 462 km de Salvador).
Os agentes da PF cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em clínicas conveniadas pelo SUS e que atendem pessoas de baixa renda no município.
De acordo com o superintendente Regional de Polícia Federal na Bahia, José Maria Fonseca, usuários pagavam a clínicas conveniadas para que fossem passados na frente de outros pacientes sem obedecer à fila de espera da regulação do SUS.
Os valores cobrados variavam entre 50% e 70% do pago por  uma consulta particular e, ainda assim, as clínicas  emitiam fatura para o SUS depois. “Essas clínicas se aproveitavam da situação do pessoal de menor poder aquisitivo para retirar deles o que não têm e cobravam por uma coisa que o Estado fornece gratuitamente”, disse.
Os estabelecimentos investigados são: Clínica Radiológica de Ilhéus, Clínica São Lucas, Centro Médico de Ilhéus e Clínica Vida Medi. Nelas, a Polícia Federal apreendeu documentos e discos rígidos dos computadores onde as faturas eram emitidas, que serão periciados na investigação.
Investigações - Segundo o superintendente  José Maria Fonseca, o crime vem sendo investigado há mais de três meses e é cometido também em outras cidades do Estado, cujas investigações ainda serão feitas.
“Apesar de se tratar de clínicas particulares, elas estão na condição de um serviço público por prestar serviço à população. Portanto, quando exigem esse pagamento, estão cometendo o crime de concussão”, disse o superintendente.
O diretor  da Clínica São Lucas, Francisco Mendes, disse, por meio da secretária, que prefere não falar sobre o assunto enquanto as investigações estiverem abertas.
Edson Moreno, dono da Clínica Radiológica de Ilhéus, disse que não tem nada a temer e que os procedimentos são todos feitos conforme a lei. “Não tenho nada a esconder, é papel da polícia investigar. Estou aberto para dar os esclarecimentos que forem necessários”, disse.

Fonte: Atarde

0 comentários:

Postar um comentário