Exército abre inscrições para oficiais

Estão abertas, a partir deste domingo (17), as inscrições para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação (CA/CFG) 2011/2012 do Exército Brasileiro, por intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME). A seleção é destinada a estudantes concludentes do Ensino Médio, de ambos os sexos, com idade entre 16 e 22 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011. São 52 vagas para Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares e 43 vagas para Oficiais da Reserva.

O Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O IME é o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia, responsável pelo ensino superior de engenharia, voltado para o emprego militar e pesquisa básica. Ele tem como finalidade formar oficiais para atender às necessidades do Exército. Ambos os cursos graduam engenheiros entre diferentes especialidades, definidas anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

As especialidades a serem oferecidas aos alunos que concluírem o ciclo básico no ano de 2011 são fortificação e construção (engenharia civil) - elétrica - eletrônica - comunicações - mecânica e de armamento - mecânica e de automóveis - materiais - química - cartografia - computação. A distribuição dos alunos pelas especialidades respeita a classificação acadêmica durante o ciclo básico do curso de graduação em engenharia.

Oficial da Ativa - O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa destina-se a candidatos de ambos os sexos, com ensino médio, que desejam seguir a carreira militar. O curso tem a duração de cincos anos e currículos estruturados para atender à graduação em engenharia militar e à formação do oficial.

Ao matricular-se, o candidato adquire a condição de militar e de aluno, recebendo fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No 5º ano do curso, o estudante passa a 1º tenente. Ao término do curso será nomeado oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares e terá pela frente toda a carreira a seguir no Exército, passando gradativamente pelos postos de 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. Dependendo do seu aperfeiçoamento e desempenho profissional, poderá galgar os postos de General-de-Brigada e de General-de-Divisão.

Oficial da Reserva - O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva destina-se aos candidatos com ensino médio, que não desejam seguir a carreira militar. O curso tem a duração de cinco anos e currículos orientados para atender à graduação em engenharia e à formação de oficial da reserva.

Ao matricular-se, o candidato adquire a condição de militar e de aluno com os mesmo benefícios do Oficial da Ativa. Ao concluir o curso, o aluno prosseguirá os quatro anos restantes, na situação jurídica de civil, como aluno do curso de graduação. Por se tratar de uma Organização Militar, o aluno civil deverá manter conduta compatível com a instituição, devendo obedecer às Normas Internas para Controle Disciplinar de Alunos Civis do IME e à Lei do Ensino no Exército.

Após a conclusão do Curso de Formação e Graduação/Reserva, o aluno que optar por ser oficial da reserva de 2ª classe poderá realizar, em caráter voluntário, o Estágio de Instrução Complementar de Engenheiro Militar, com duração de 12 meses.

Inscrições - Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição de forma eletrônica, no site do IME (www.ime.eb.br), até 2 de setembro, e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 95.

Prova - O processo seletivo terá exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. O exame intelectual será realizado entre os dias 7 e 27 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário