Retomadas buscas por vítimas do acidente de helicóptero em Porto Seguro

As equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha retomaram neste domingo, 19, as buscas pelas vítimas do acidente de helicóptero ocorrido na noite de sexta-feira, 17, em Porto Seguro, sul da Bahia. A operação teve início as 6h e conta com o apoio de dois navios e três lanchas. Quatro pessoas morreram e três estão desaparecidas.
Por volta das 10 horas, um segundo navio, que possui um equipamento sonar de varredura no fundo do mar, chegou ao local. A embarcação facilita a localização dos destroços do helicóptero. As buscas se concentram no mar e perto do Rio Trancoso.
Vítimas - Neste sábado, foram confirmadas quatro mortes após a queda da aeronave na praia de Ponta de Itapororoca, distrito de Caraíva.
Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ainda está desaparecida. Assim como o empresário Marcelo Mattoso Almeida - presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, um condomínio de luxo em Trancoso -, que pilotava o helicóptero, e Jordana Kfouri, irmã de Fernanda e mãe de Lucas.
Das sete pessoas que ocupavam a aeronave, já foram confirmados os óbitos das crianças Lucas Kfouri de Magalhães Lins, de 4 anos, e Gabriel Kfouri Gouveia, 3; Fernanda Kfouri, 35, mãe de Gabriel e que chegou a ser resgatada com vida, mas morreu após passar por uma cirurgia; e Norma Batista de Assunção, de 49 anos, babá dos meninos. Os corpos foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro na manhã de sábado.

Acidente - O voo do helicóptero prefixo PR-OMO deveria durar dez minutos. A aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41 e deveria pousar na Fazenda Jacumã. Durante o voo, o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local. A última visualização radar da aeronave ocorreu na sexta-feira, às 18h57 (16 minutos após sua decolagem), a aproximadamente 23 km, em direção ao mar, com relação ao aeródromo de Porto Seguro. As buscas aéreas coordenadas pelo Salvaero-Recife estão concentradas nessa área.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede em Recife, Pernambuco, iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente. Chovia e havia neblina no momento do acidente, segundo as autoridades locais. Um helicóptero da FAB auxiliou nas buscas, além de outra aeronave destinada ao transporte dos corpos das vítimas.
A capitania dos portos de Porto Seguro afirmou que peças do helicóptero foram achadas por pescadores da região. O material está sendo recolhido e será analisado. No local do acidente, estão trabalhando 20 homens do Corpo de Bombeiros, incluindo mergulhadores, e outros 10 policiais militares.
Além disso, o Governo do Estado disponibilizou uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar para ajudar na busca pelos desaparecidos. O Departamento de Polícia Técnica também está mobilizado para perícia. Dez profissionais, entre peritos médicos, criminais, técnicos auxiliares de necropsia permanecem de plantão.

0 comentários:

Postar um comentário