Cresce número de acidentes fatais com motos na Bahia

A Bahia é o terceiro Estado do Nordeste com maior número de mortes nas rodovias ocasionadas por acidentes de trânsito. Dentre as ocorrências, é cada vez maior as que envolvem motocicletas. Numa tentativa de alertar a população para o fato, foi lançada neste domingo, 05, no Jardim dos Namorados, a campanha Acidentes de trânsito: você também é responsável.
De acordo com Francisco Santana, coordenador do Observatório da Violência e Acidentes do Estado da Bahia, órgão responsável pela campanha, na Bahia  acontecem em torno de 2,5 mil acidentes graves de trânsito por ano. Deste total, 400 são com vítimas fatais, só em motocicletas. É uma média de mais de uma morte por dia.
Além disso, são 3,7 mil os casos de internamento por violência ou acidente. Neste número, 46% correspondem a ocorrências no trânsito, sendo mais da metade em motocicletas.
Acidentes - Francisco Santana explica que o aumento desses casos acompanha o crescimento do mercado de veículos sobre duas rodas. Em 2010, segundo dados da Fenabrave, foram registradas 1.775.874 de motocicletas no Brasil. Mas ele ressalta que os condutores dos veículos não são os únicos responsáveis. “Não queremos aqui mostrar que os motociclistas são os culpados pelos acidentes. Muitas vezes, a culpa é de outro veículo ou até de pedestres”, destaca.
Para ele, a insegurança no trânsito já virou um caso de saúde pública. “Os órgãos da saúde já estão até se sensibilizando com a situação. Alguns funcionários que deveriam estar atuando no combate à dengue, por exemplo, estão sendo deslocados para a área de acidentes, devido ao aumento”, explica. Para Antônio Carlos Ferreira, de 54 anos, presidente do Motriz Moto Grupo e motociclista há mais de 30, as campanhas devem ser direcionadas principalmente aos jovens.

0 comentários:

Postar um comentário